Free WordPress Themes, Happy Birthday Wishes
Preaload Image

Fisioterapia Preventiva para idosos

Fisioterapia Preventiva, visa auxiliar idosos a conseguirem superar o desequilíbrio, fortalecendo as capacidades do idoso, como também conscientizando o mesmo sobre os limites, consequentes da idade. O fisioterapeuta visa, junto ao idoso e familiares, sugerir alterações no ambiente familiar, que visam maior segurança e adaptação do idoso, trazendo mais segurança e evitando quedas.

Os principais objetivos da fisioterapia preventiva para idosos são preservar a função motora, adiar a instalação de incapacidades decorrentes do processo de envelhecimento e prevenir a ocorrência de quedas e outros acidentes causados por limitações naturais da idade. Dentro desse contexto, listamos a seguir alguns recursos que podem ser usados na aplicação desse método dentro do universo da sua operadora:

  • Cinésioterapia profilática com exercícios físicos globais e para manter a funcionalidade do idoso, podendo ser aplicados individualmente ou em grupo;
  • Campanhas para promover a prática do alongamento como um hábito diário;
  • Medidas de educação para a saúde, com palestras e orientações preventivas envolvendo atividades da vida diária;
  • Análise de orientações posturais, para minimizar ou corrigir fatores de risco para doenças específicas;
  • Análise ergonômica do ambiente onde vive o idoso, para melhorar sua mobilidade e reduzir os riscos de queda.

A principal atuação do fisioterapeuta na fisioterapia preventiva, é entender quais as dificuldades do idoso, quais membros estão instáveis e enfraquecidos e, através de exercícios e atividades, auxiliar o paciente a restabelecer a coordenação e fortificar a musculatura.

Os pacientes idosos geralmente relatam que possuem dificuldades de se movimentar sozinhos, necessitando de apoios, muitas vezes precisando de ajuda pela incapacidade de realizar uma marcha até o banheiro, por exemplo. Entender os desafios e auxiliar o idoso a ter um rendimento físico melhor, é a atividade da fisioterapia preventiva.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *